sábado, 15 de outubro de 2011


ORIENTAÇÕES PARA GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS - GOC

PREGAÇÃO - GRUPO DE ORAÇÃO PARA CRIANÇAS


 A função primordial do Grupo de Oração para as Crianças (GOC): é levá-las a um encontro pessoal com Jesus Salvador e a busca de uma nova vida motivada pela ação do Espírito Santo que habita em nós.

• Seu carisma: é o batismo no Espírito Santo. As crianças devem e podem viver experimentando o Espírito Santo. Elas também podem viver o Pentecostes!

• Como funciona: igual ao grupo de oração de adultos. O que tem no grupão tem que ter no grupinho só que com a linguagem própria para as crianças mais a atividade para fixação.

Existem passos que devemos seguir para termos um GOC que atinge seu objetivo. Vale a pena lembrá-los:

1. Acolhida e animação – Acolher as crianças com carinho e amor. Um sorriso e um abraço são indispensáveis. Cante músicas alegres que permitem a socialização. Nesse momento também pode ser feito orações, pedidos de orações, entrega do seu coração ao de Jesus, animação com brincadeiras... Oração do tercinho – Pode ser uma dezena, o terço do menininho Jesus ou uma Ave- Maria para cada criança. Tudo depende da atividade daquele dia e da ação do Espírito Santo conduzindo a equipe. Claro, não pode faltar criatividade. Quanto mais as crianças puderem ver e participar, mais elas irão gostar da oração.

2. Louvor – Conduzir as crianças a um pequeno louvor. Louvar é agradecer. Agradecer a Deus pelo que ele criou (plantas, animais, eu e você) a Jesus pelo que Ele é (amor, misericórdia,bondade, esperança, refúgio...), e ao Espírito Santo pelos frutos que realiza em nós (paz, paciência, sabedoria...). Durante o louvor acontecem curas, libertações e manifestação do amor de Deus. É no louvor que Deus age em nós. O louvor abre as portas à efusão do Espírito Santo. “Da boca dos pequeninos sai um perfeito louvor.”

3. Oração de efusão – Rezar com as crianças pedindo a ação do Espírito Santo. Não deixe esse momento ser vazio. Peça, clame com poder e unção. A efusão do Espírito Santo é um mergulhar em águas mais profundas. As crianças são capazes de sentir a presença do Espírito Santo transformando suas vidas. Elas também podem orar em línguas.

4. Pregação e ensino – É necessário que haja pregação. As crianças precisam conhecer a palavra de Deus. Só amamos aquilo que conhecemos. A pregação deve ser preparada com antecedência e sobre forte oração. Ela deve ser dinâmica e eficaz. Para ela, você pode utilizar de teatros, varal, TV artesanal, lâminas de desenhos, fantoches...

5. Partilha e fixação – Pode ser feita através de atividades ou dinâmicas. Procure nesse momento conversar com as crianças, escutá-las, ver o que conseguiram fixar. É hora de conhecer sua platéia para rezar por cada uma delas durante a semana e apresentar seus nomes e problemas para a intercessão. Nesse momento é que as crianças vão colorir, pintar, fazer massinhas ou brincar. Lembre-se: tudo é feito em cima do que foi a pregação e o tema do dia. Esse momento serve para fixar o que foi aprendido e preparar um material que permita a criança contar em casa e para os colegas o que ela aprendeu.

6. Oração final – Antes da oração pode ver se têm testemunhos, aniversariantes... Em seguida leve-os a agradecer pela ação de Deus nesse encontro e finalize com o Glória ao Pai, a oração do Pai nosso e Ave-Maria gesticulados ou ainda com a oração do Santo Anjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário