quarta-feira, 22 de agosto de 2012


RETIRO DE FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS RCC - DIOCESE DE CASCAVEL PR

ATENÇÃO POVO DE DEUS!!!
ESTE É ENCONTRO É PARA TODOS OS EVANGELIZADORES DE CRIANÇAS, E PARA QUEM QUER CONHECER O MINISTÉRIO. 
OS COORDENADORES DE GRUPO DE ORAÇÃO ESTÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR.

LOCAL: Paróquia Santo Inácio de Loyola, Av. Piquiri, 1607 - Brasmadeira.

DATA: 22 E 23/09/2012
HORÁRIO:  início 7:30 dia 22   encerramento com o almoço dia 23
OBS.: Haverá hospedagem para pessoas que  moram fora do município.
PREGAÇÃO: Coordenadora Estadual do Ministério para crianças Tatiane Jardim
VALOR: R$ 15,00

ATIVIDADES RECREATIVAS E GINCANA ROTATIVA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Criado por: ALMEYR PEREIRA - PERIOLO
Atividades:
Atividades recreativas
1.    Alerta: Um dos adolescentes lança a bola para o alto e chama o nome de um dos colegas, esse por sua vez pegará a bola e gritará alerta. Todos devem parar, o mesmo lançará a bola em um dos participantes com intuito de acertá-lo.
2.    Estafeta do boné: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, o participante colocará o boné, e ao sinal os mesmos irão correr até o ponto pré-determinado e voltar, passando o boné para o próximo, vence a equipe que todos participarem.
3.    Bola ao túnel: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, os mesmos devem afastar as pernas, e ao sinal irão passar a bola entre as pernas até o último da coluna, correr até se colocar na frente do primeiro da coluna para o próximo fazer o mesmo percurso, vence a equipe que todos participarem.
4.    Bola no ar: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, ao sinal irão passar a bola por cima da cabeça até o último da coluna, correr até se colocar na frente do primeiro da coluna para o próximo fazer o mesmo percurso, vence a equipe que todos participarem.
5.    Com Jesus e sem Jesus: Todos os participantes ficam espalhados de frente para o evangelizador, atentos para ouvir as ordens, que serão com Jesus permanecem em pé, sem Jesus ficam agachados, igual (morto e vivo), Os que erram ou ameaçam devem sair e ajudar a olhar os outros. Vence quem ficar por último.
6.    Pastor e ovelha: Formar um círculo que representará o mundo, um dos participantes será a ovelha e ficará dentro do círculo, o outro será o pastor e ficará fora do círculo. O Pastor correrá atrás da ovelha até pegar e o mundo tentará ajudar a ovelha a fugir do Pastor. O objetivo desta atividade é mostrar aos adolescentes que o Pastor (Jesus) nunca desiste das suas ovelhas. Ao decorrer da atividade muda-se o Pastor e a ovelha por outro adolescente.
7.    ¨Maria¨ e seus filhinhos: Formar uma fileira um segurando a cintura do outro, Maria nossa mãe fica na frente e o inimigo fica de espreita tentando desviar os adolescente do caminho do bem. O objetivo é que todos fiquem em fileira atrás da Mãe para não ser pego pelo inimigo.
8.    Lenço atrás: Formar um círculo,  todos sentados ou em pé, um dos participantes ficará fora do círculo com um lenço na mão, corre em volta do círculo dizendo ¨Jesus, Maria e José nossa família vossa é¨. Colocar o lenço nos pés de um dos participantes, corre em volta do círculo até se colocar no mesmo lugar da pessoa que saiu, se for queimado irá no meio do círculo ler um salmo. E assim sucessivamente.
9.    Cabra-cega: Formar um círculo,  todos sentados ou em pé, um dos participantes ficará fora do círculo com os olhos vendados, girá-lo e pedir que identifique as pessoas que estão no círculo, se descobrir trocar e colocar outra pessoa para vendar os olhos. O objetivo dessa atividade é mostrar para os participantes que sem o Espírito Santo na nossa vida nada tem cor, tudo fica escuro, sem graça e triste. Então temos que pedir todos os dias o Espírito Santo em nossa vida.  
10. Pular corda: Pulando corda cantar, iremos cantar ...¨ Jesus bateu em minha porta e eu abri, meninos e meninas põe a mão no chão, meninos e meninas dê uma rodadinha,  meninos e meninas pule num pé só e vá pró meio da rua...

Atividades recreativa “B

1.    Pegador ajuda: Todos espalhados aleatoriamente pelo espaço, ao sinal do evangelizador um dos participantes começa a pegar, todos que forem pegos ajudará a pegar os outros até que todos tenham sido pegos. 
2.    Corrida do jornal: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante ganhará duas folhas de jornal, ao sinal do evangelizador irão correr até o ponto pré-determinado e voltar colocando uma folha de jornal embaixo de cada pé, não poderá pisar no chão e nem fora do jornal. Passar as folhas de jornal para o próximo participante.  Vence a equipe que todos participarem e chegarem por primeiro.
3.    Cada cristão no seu ministério: Todos espalhados aleatoriamente pelo espaço, um dos participantes será o cristão sem ministério, que ficará no centro do espaço, os espaços serão marcados com fita crepe ou arcos no chão. Ao sinal do evangelizador um dos participantes que será o cristão sem ministério, tenta ocupar um lugar, quem ficar sem ministério será o próximo a ficar no centro.
4.    Estafeta da bola ao cesto: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, ao sinal irão correndo até o local pré-determinado, lançar  a bola para tentar acertar a cesta, voltar e passar a bola para o próximo, e assim sucessivamente.
5.    Corrida do garçom:  Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante ganhará uma bandeja com objetos, ao ser dado o sinal irão correr até o ponto predeterminado dar a volta e voltar, entregar a bandeja para o próximo participante e assim sucessivamente.
6.    Estoure o balão: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante receberá um balão vazio, ao sinal do evangelizador, o participante encherá o balão correrá até o ponto pré-determinado estourará o balão e voltará tocará na mão do próximo e assim sucessivamente.
7.    Chute a gol: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante terá que chutar a bola e tentar fazer o gol entre as pernas de uma cadeira, cada participante terá somente uma chance, e irá o próximo, até que todos participem, vence quem fizer mais gols.
8.    Transporte da múmia: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, o primeiro de cada coluna será envolvido em um lençol, ao ser dado o sinal sairá rápido irá até o local pré-determinado e voltará passando o lençol para o próximo participante, vence a equipe que terminar primeiro.

9.    Boliche: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante receberá uma bola para derrubar os pinos e terá somente uma chance, vence a equipe que derrubar mais pinos.
10.corrida do bastão: Formam-se duas colunas com número igual de participantes, cada participante receberá um bastão, ao ser dado o sinal correrá até o local pré-determinado e voltará passando o bastão ao próximo participante vence a equipe que terminar primeiro.



Gincana rotativa – crianças e adolescentes
Tempo: 5 minutos para prova  e 1 minuto de intervalo para mudar de estação.
Materiais necessários: tesoura, apito, cronômetro, sulfites, calculadora, canetas, 10 pranchetas improvisadas, bíblia, fita durex, e.v.a, cubo de som, 2 microfones,
·         Dividir as equipes com fitas coloridas no braço
·         Dinâmica para iniciar a gincana ¨não deixe cair o balão¨
1ª estação: Meu  maior tesouro... -
Jesus nos deu muitos tesouros. Nossos pais, irmãos, amigos, a nossa igreja, a presença real de Jesus vivo através da eucaristia.
Material: Cofre e moedas
2ª estação: quero dar bons frutos -
Colocar na árvore da vida somente o que agrada a Deus.
Material: árvore de e.v.a. e maçãs
3ª estação: falar de deus para os amigos –
Ler uma citação bíblica que fundamentam o querígma e comentar o que entendeu.
Material: 1 caixa com as citações, 1 bíblia
4ª estação: vamos comemorar a vinda do Pentecostes -
Jesus nos presenteou com os dons do Espírito Santo. Não para deixá-los guardados, mas para usarmos no nosso dia-a-dia...   ( 7 dons do Espírito Santo – pratos)
Material: Pratos com os dons do Espírito Santo
5ª estação: quero viver a santidade - jéssica
Como devo me comportar, para que a minha vida agrade a Deus?
Material: 1 mala e roupas
6ª ESTAÇÃO: diga não... ao que não vem de deus – Aline c.
Como filho de Deus renuncie a tudo que não agrada o nosso bom Pastor. Somos filhos amados de Deus e devemos viver como Ele nos pede...  Material: Balões  preto
7ª estação: deve oferecer flores à nossa senhora – karine p.
Nessa corrida devo me lembrar que cada terço rezado por mim, estou oferecendo flores a mãe de Jesus e nossa mãe.
Material: Vaso, flores
8ª estação: coloque em ordem a sua vida para receber Jesus em seu coração - jonas
Muitas vezes precisamos parar e organizar a nossa vida em casa, na escola, no grupo de oração. Aproveite esse quebra-cabeça para pensar em que você precisa mudar para melhorar e viver melhor...
Material: 1 quebra-cabeça
9ª estação: peça ao espírito santo para iluminar a sua vida
Acenda a vela, peça ao Espírito Santo de Deus que venha iluminar a sua vida a partir desse dia. Que a sua vida seja também um novo Pentecoste.
Material: 1 garrafa pet com areia encapada e chama da vela.
10ª estação: faça o bem e não olhe a quem
Todo o bem que é feito a um irmão, é feito para Jesus! Ele pediu que nos amássemos uns aos outros assim como Ele nos amou...
Material: Alvo 1 coração, bolinhas

 MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS RCC CASCAVEL